1 de outubro de 2010

Boca de urna: vote Doritos Original!



Injustiça tamanha essa edição limitada do Doritos Original. A Pepsico (sim, a Elma Chips foi engolida, viva a competição monopolística! Nostalgia ao lembrar daquela carinha estranha e sorridente no verso das embalagens, ainda tem isso?) precisa ser notificada deste grande erro. E por isso venho aqui lançar uma campanha em prol do melhor Doritos de todos os tempos.

Eu me lembro da primeira vez que experimentei Doritos, devia ter uns seis anos. Tudo bem que foi só um triangulinho, porque até eu começar a trabalhar aos dezesseis, tudo era regrado no quesito junk food. E talvez justamente a educação militar do meu vô (levávamos sempre um yakult ou suco na garrafa da lancheira  e duas bisnaguinhas com manteiga ou requeijão prá escola) tenha contribuído para que na adolescência se desencadeasse uma compulsão alimentar com toda a sua fúria. Ou não, vai saber.

Enfim, a embalagem era branca e azul, e lembro que detestei o bicho. Puta coisa sem graça, num tinha gosto de nada. Não prá uma criança que se acabava em Cheetos e Fritex. Mas vamos ao que interessa: se você também quer que o Doritos Original fique para sempre nas prateleiras, proteste aqui.

Toda essa pajelança só prá começar a falar de eleições. Sim, vou manifestar minhas intenções de voto, sem o menor pudor. Eu sei que religião, futebol e política não se discute, se lamenta. Mas prá isso eu deixo o espaço de comentários, fica aí um muro de lamentações... Não espero que concordem comigo não, e também não me ofende quem pensa diferente de mim. Só não xingue minha mãe, coitada. A Dona Sueli tem seus defeitos, mas é gente boa!

Mas antes de divulgar aqui os meus célebres escolhidos, alguma ideias discutíveis:


1) VOTAR NÃO É O MESMO QUE ELEGER

Eu sei que prá muita gente isso é óbvio. Só queria fazer um apelo àqueles que se sentem desestimulados em votar em quem não tá por cima nas pesquisas. Eu sei que existe a sensação de que não adianta nada votar porque o candidato vai perder e etc. Mas prá essas pessoas, fica aqui uma reflexão.

Quando você vota num partido miado, você ajuda a fortalecê-lo. Aumenta seu prestígio e sua confiabilidade, mesmo que lentamente. Aos poucos, o partido vai aumentando sua bancada, obtendo maior apoio político, se engrenhando em coligações, enfim, se institucionalizando.  Aí surge mais grana prá propaganda e marketing e etc.  É o que aconteceu com o PT desde sua fundação. Não por acaso o Lula venceu no auge institucional do PT. Com um partido mais amadurecido e organizado.

Por isso, não deixe de votar num candidato só porque ele não tem chances de ganhar. Hoje ele perde, mas amanhã ele estará mais fortalecido, e poderá vir a ser eleito. Isto é muito bom, pois permite que haja mais forças políticas, com uma maior diversidade representativa atuando seja no governo, seja na oposição.


2) VOTO OBRIGATÓRIO É BOM


Sempre achei um absurdo voto obrigatório. Isso até começar a estudar política, rsrs. O problema do voto não obrigatório é que desistimula a participação política das classes mais baixas. Isso porque votar envolve custos, principalmente de transporte. Aqui em São Paulo a realidade é outra, mais imagine um cara no Amazonas que tem que pegar um barco, um jumento e ainda andar uns 5 km prá poder votar? 

Quem tem meio de locomoção fácil? As classes de maior poder aquisitivo. Resultado? Política vai virar coisa de gente rica. E daí os interesses das classes mais baixas vão prás cucuias.

Existe um certo senso comum de que voto não deve ser obrigatório porque muita gente que não entende nada de política (lê-se gente pobre) só vota mal e põe quem não deve no poder. Isso explicaria, por exemplo, o fato do Tiririca e outras bizarrices estarem por cima da carne seca.

Mas "saber votar" é algo muito abstrato. O ato de votar implica muito mais do que pesquisa e exercício intelectual. É uma escolha também emocional. E prá quem não concorda, dê uma lida em autores de neurolinguística como George Lakoff. 99% de nossos pensamentos não são racionais, crê?

Mas ok, isso é uma discussão que dá muito pano prá manga. E apesar da ousadia de falar sobre o assunto, não tenho cacife prá tanto.


3)AND THE OSCAR GOES TO...

Finalmente minhas intenções de voto. Check it out:

Presidente: Marina Silva - 43


Vou Marinar sim. Já Lulei duas vezes, mas chega de PT. Alternância de partidos, pelo amor de Deus, né? OK, ela não vai ganhar. Mas num voto na Dilma. Quero dar meu voto prá ver mais um partido novo crescer e disputar o páreo nas próximas eleições. Na ausência de Marina, provavelmente votaria no Serra. O cara de direita mais progessista ever, se é que existe direita nesse país.







Governador: Fábio Feldmann - 43


Pelo mesmo motivo da Marina. E também porque não simpatizei com nenhum outro. O chuchu é do governo, 16 anos de PSDB é demais... Mercadante nem pensar. Talvez até votaria no Skaf, mas num confio no meliante não, não ainda. Vou esperar prá ver se a coisa amadurece.








Senador 1: Marta - 133


Ah, meu. Digam o que disserem, mas a Marta é super "prafrentex". Ela é a única política que consegue ao mesmo tempo apoiar feministas, GLBT e ainda ter a aprovação de gente de tudo que é crença. Inclusive neopentecostalistas! Marta no senado prá não deixar a coisa regredir. Ela tem esse quê de romper com paradigmas, e precisamos avançar, e não retroceder. Deus me livre pôr um Zé mané que amanhã ou depois queira tentar proibir camisinha ou coisa tão mirabolante quanto. Marta pela política não moralista, e ponto final.





Senador 2: Ricardo Young - 430


Porque tá na hora de ter um senador engajado nas causas ambientais. Tem que ter gente pensando nisso também no senado, uai.










Deputado federal: Ivan Valente - 5050



Eu não consigo imaginar alguém do PSOL, PCB e afins em cargos de gestão. O Búfalo, por exemplo, acho ele o maior barato. Mas quando ele começa a falar em estatizar tudo, me dá arrepios. Enfim, eu defendo que tem que ter esses "malucos" na câmara e no senado. Prá questionar o status quo, prá protestar, prá se posicionar contra qualquer decisão política que venha a prejudicar a classe trabalhadora. Que não tenha coligações e o rabo preso com ninguém. Que diga não sem medo.






Deputado estadual: Léo Aquila


Gente, pelo amor de Oxalá. Chega de homofobia! Quando é que vão legalizar o casamento homossexual? Chega, tem que ter representação GLBT. Eu sempre disse que a parada gay tinha que ser em Brasília, na frente do Planalto.










12 comentários:

  1. Olá Aline!
    Antes de mais nada eu preciso dizer que Doritos é o pior sagadinho que existe, só perde para aqueles palitinhos malditos, cujo nome nem me lembro, argh! Só de lembrar, dá vontade de vomitar.

    Essa eleição é a pior eleição pra mim até hoje, não tenho nenhum candidato! Não sei se por que estou trabalhando na prefeitura e convivendo de perto com toda essa gente, estou muito enojada e desiludida. Pra mim, esses políticos são iguais aos palitinhos, me dão vontade de vomitar! A única em que pensei em votar foi na Marina, mas na verdade, nem tenho acompanhado tudo...Cadê a Heloísa Helena?

    Acho que vou anular tudo, sei que não é uma atitude legal, mas prefiro a dar o meu voto inconscientemente. Tomara que tudo acabe bem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Aline penso muito em eleição penso tanto que resolvi nem pensar!!
    Meus neuronios andan de greve eleitoral..
    Eu trabalho em uma camara municipal, vejo tudo... alias 'não vejo nada' 'não sei de nada' e por não saber nada. Sei que nunca se deve repetir um mandato.. nunca se deve deixar um partido ficar tanto tempo.
    Adoraria Marina no Planalto.. mas sei que ela não vai conseguir... me contentaria com o Serra!
    Mas não quero a Dilma... como diria Mister Magoo Por São Jorge.. não quero Dilma!

    beijos Aline... Bom fim de semana


    AAAAAAAAAAAHHHH os doritos... eu amo doritos ever ever forever! o melhor do mundo! principalmente o sweet chili, nosssa esse é o bicho!

    ResponderExcluir
  3. Oi, segui a indicação do Edu e vim parar aqui... muito bom, gosto de gente que não tem preguiça de escrever...

    Legal ver que você vota nas pessoas, e não nos partidos. Também somos assim, acho bobagem fazer de política torcida de futebol. Não voto na Marta de forma alguma, mas respeito sua posição. Só não acho que ela é tão pró-causa gay assim como gosta de parecer. Tem uma entrevista do Trevisan em que ele diz isso bem melhor (http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=29&task=detalhe&id=14954).
    Já linkei voc~e lá no blog e voltarei mais vezes!

    ResponderExcluir
  4. Voce viu que legal a promoção do sofá da Doritos. Vai la no site.
    Vamos Xingar muito a @DoritosBrasil no Twitter. E os cabides do PSDB que já estao há 16 anos em SP.
    Ah, a Marta traiu o movimento.
    E o Edu KaboingKong que nos trouxe aqui.

    ResponderExcluir
  5. Viu? Eu sabia que tinha motivos pra te amar. O melhor post sobre as eleições EVER!!

    Só decidirei entre Dilma e Marina na hora. PSDB no estado já deu faz tempo mas pelo visto não teremos segundo turno, então talvez eu vote como vc, pra fortalecer os demais partidos.

    Marta na cabeça. Quem não vota nela é quem só anda de automóvel. Só pelo bilhete único, CEUs e melhora nos ônibus e corredores, já tem meu voto pra sempre. Ricardo Young eu conheci por um amigo que me disse que ele era "meu tipo". E é! Inclusive politicamente. :-) Ivan Valente? Estava pensando em Erundina ou Ricardo Montoro. E Léo Aquila é nóis!! :-) Agora vamos ao que realmente interessa: também passei pelo trauma do Doritos! Coisa sem graça era aquilo... Até queeu cresci e descobri molhos, geléias e afins! Delícia!!! :-)

    ResponderExcluir
  6. Aline, não é só no Amazonas, aqui em São Paulo tem muitos políticos pegando jumento para ir as urnas! (rs)

    Agora pude notar uma pequena, leve, minúscula, inexpressiva e facilmente rebatível incoerência quando vc afirma que "o ato de votar implica muito mais do que pesquisa e exercício intelectual, é uma escolha também emocional", e em seguida afirma não confiar seu voto ao Skaf por absoluta falta de confiança. Se não fosse por isso, incrivelmente igualaríamos nossas intenções de votos em GOVERNADOR, PRESIDENTE, e acredite só, DEPUTADO FEDERAL E UM DOS SENADORES, isso sem nunca ter trocado nenhuma palavra a respeito de política não é verdade?

    Bacana isso! sinal que temos nossas preferências políticas bem parecidas.

    ResponderExcluir
  7. Aline estamos pelo que vejo, na mesma “onda” , só no senado que eu ainda realmente não tenho candidato e votarei no instinto e na hora. Voto obrigatório já deveria ter caído há muito tempo deveria ser abolido pois direciona a massa aos candidatos poderosos. Sobre esse salgadinho aí, odeio “eka” sou do tempo do delicioso MANDIOPÔ HAHAHAHA

    ResponderExcluir
  8. POST ANTERIOR DO PAPITO NÃO SEI PORQUE SAIU DIEGO..
    PAPITO

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de registrar aqui o meu protesto e repúdio ao resultado das eleições de 2010. Mais da metade da população de São Paulo está feliz e contente com os atendimentos médicos, em especial ao SUS e AMES da vida, eu particularmente esperei 7 meses um exame e aguardaria mais de um ano para uma cirurgia, não tivesse sido operado pelo Hospital Militar em São Paulo, hospital esse que o dito cujo governador tentou a todo custo transformar em SUS.
    Está feliz a população com os excelentes níveis educacionais registrados, professores bem remunerados com jornada única de trabalho, alunos bem formados e prontos para uma vida acadêmica. No item segurança então, perfeitamente notável o desempenho, com policiais satisfeitos com a boa remuneração e estatísticas positivas e crescente queda na criminalidade.
    Parabéns ao povo paulista, por aprovar e manter no governo uma pessoa que continuará a construir milhares de quilômetros de metrô, construirá bilhões de casas, afirmando que tudo está tão bem e só fará por melhorar mais ainda a qualidade de vida do paulistano.
    Parabéns elegemos um palhaço,, com mais de hum milhão e trezentos mil votos, possivelmente o Presidente da Câmara, não pela profissão em si que é digna, mas pelo fato de ele estar preparadíssimo para função de propor, emendar, alterar, revogar e derrogar leis federais, elaborar e emendar a Constituição Federal, discutir a proposta de orçamento elaborada pelo Executivo, apresentar emendas e definir onde serão aplicados os recursos do Governo, entre outros.
    Estamos muito bem no ataque, acabei de saber que elegemos Romário e Bebeto no Rio de janeiro. A boa Notícia fica por conta de que pelo menos, a Marina conseguiu acabar com a festa do “ Já ganhamos” da senhora Dilma.
    Alea jacta est
    Dimas Ribeiro de Camargo

    ResponderExcluir
  10. LU,

    Sei, os palitinhos se chaman "Sticks", e eu vibrei quando voltaram à prateleiras. É coisa de gordo isso, num liga não. É raridade eu não gostar de comer alguma coisa!!!

    Quanto à sua "desilusão política", acho perfeitamente compreensível. É fácil se empolgar quando se está "do lado de fora". Não sei como eu reagiria se estivesse em seu lugar tb...

    Valeu pelo comment, frô. Fico sempre feliz com suas visitas por aqui, minha amiga alienígena!


    DEIVIDI,

    Eu sei como é, na verdade a situação normal dos meus neurônios em época eleitoral é bem assim mesmo... acho que neste ano eu só me empolguei porque dei o cano em VÁRIAS aulas e acabei assistindo mto horário político, hehhe.

    E podscrê, Doritos roxxx!!!!


    DOIS PERDIDOS (caraca, eu te chamo assim mermo?),

    Pow, que honra te ver por aqui. Já linkei seu blog tb, e daqui a pouco caio dentro prá comentar um post seu que achei fodástico. Muito bom, prazer imenso em lhe conhecer.


    DOIS URSOS (Left or Right?),

    Eu já sigo o blog docêis, que inclusive achei através do blog do David. Maravilhoso, você são o máximo. Tô virando descaradamente a maior puxa-saco dos amigos do David, e com muito prazer.

    Caraca, vou ver esse negócio do sofá, sou vidrada em móveis mais descolados e talz. Tô querendo fazer uma mesa de canto de pneus, vamos ver se rola, rsrs...

    Brigada pela visita, fiquei maior feliz. Daqui a pouco dou o ar da graça no teu blog traveiz!


    EDU,

    Ah, meu. Que maior barato essa nossa afinidade, até em política! Eu tb achei fodástico o que a Marta fez no transporte aqui em Sampa. Engraçado que quando a gente vai em outras cidades, até se choca com a diferença. No RJ por exemplo, transporte público é uma mierda. Isso que é uma puta cidade, hein...

    Quanto ao Doritos, podscrê, ó... maior gostoso, dá uma enganada no estômago quando dá vontade de comer um nacho com sour cream quando não se tem grana ou nenhuma possibilidade de ir a um restaurante mexicano ou uma parada afim.

    Menino, a recíproca é verdadeira, tô gamadona! Com todo respeito a nossos respectivos ilustríssimos!

    Bjo imenso, prazer grandão de te ver por aqui mais uma vez!


    TIO GIZMO,

    Huahuahuah! Ai, ai, só vc mesmo... Mto boa sua observação sobre os jumentos políticos, quer dizer, sobre os políticos e jumentos.

    Enfim, tio. Meus argumentos são furados e absolutamente contestáveis. Então nunca se avexe de discordar de nada aqui. Vc é uma das pessoas mais diplomáticas que conheço. Mas não se acanhe, pode chegar chutando a porta e metendo o cacete sem dó nem piedade!

    Quanto ao Skaf, eu confesso que quase votei no sujeito. O que me deixou cabreira foi umas coisas que o Muri me contou (ele faz SENAI) sobre a gestão dele. Num gostei não, fiquei meio revoltada. E como não poderia deixar de ser, levei a coisa pro lado emocional, e peguei uma birra desgraçada. Mas fiquei curiosa, vamos ver como vai ser a trajetória política dele daqui prá frente...


    PAPITO,

    Vc é o milico mais à esquerda que já conheci, hehehe... Tudo bem que votou no Tuma, mas tb te dou um desconto, né? Rsrsrs...

    Belo protesto, isso deveria virar um post. Porque vc num faz um blog, hein??? Pódscrê, a Marina desbancou a Dilma. Isso que eu chamo de voto estratégico!!!

    ResponderExcluir
  11. PQP. COM EXCEÇÃO DO VOTO PARA PRESIDENTE... T-O-D-O-S OS MEUS VOTOS FORAM IGUAIS AO SEU. TODOS.

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos. Desde que não venham a ferir a ordem nacional. Hehehe...

E viva a democracia!

VIVAAAA!