10 de agosto de 2010

Paralisia do sono

Você acorda, olha para os lados e seu quarto está lá, do jeitinho que estava quando você pegou no sono. Os livros na estante, o casaco pendurado onde você deixou, o gato dormindo aos pés da cama. Mas você tenta se mexer e não consegue. Você está acordado e consciente, mas seu corpo não responde. Você tenta de todas as maneiras, mas não consegue mover um dedo.

Pode ser que neste momento, algumas sensações lhe acompanhem. Você sente uma pressão em cima de você, como se uma pessoa estivesse lhe sufocando. Sente passos sobre o colchão, e pode até ouvir vozes no ouvido. Você se sente acuado, e não consegue acordar.

Em uma outra situação, você consegue levantar. Anda pelo quarto, mexe nas suas coisas, mas algo lhe diz que seu corpo ainda está lá deitado na cama. Você então tenta acender a luz, aciona o interruptor, mas ele não acende. Abre a torneira, mas não sai água. Enfim, você tem liberdade para se mover, mas sabe que seu corpo ainda está dormindo.

Apesar de estar consciente, algumas situações características dos sonhos podem acontecer. Você vê coisas estranhas, ouve vozes, tem sensações. O diferencial é que é tudo muito nítido, os sentidos ficam muito mais aguçados. É difícil acreditar que tudo não passa de um "sonho".

Essa situação apavorante desperta o imaginário das pessoas, que frequentemente atribuem a este "sonho" manifestações do demônio, de criaturas sobrenaturais ou espíritos malignos. No Brasil, este fenômeno deu origem à lenda da Pisadeira, uma criatura noturna (na figura de uma mulher prá lá de feia) que perturba o sono daqueles que comem muito antes de dormir, e que principalmente dormem de barriga para cima.


A Pisadeira

Denominada por catalepsia projetiva, ou paralisia do sono pela ciência, é um fenômeno bastante comum (tanto que origina lendas nas mais diversas culturas), que acontece quando o cérebro acorda de um estado REM, mas a paralisia corporal (que é normal enquanto se dorme) persiste. Ou seja, é uma espécie de "falha" que pode ocorrer no cérebro no momento que despertamos do sono. As sensações e visões apavorantes que podem acompanhar a paralisia nada mais são que alucinações hipnagógicas.

Possíveis Causas

Alguns fatores podem possibilitar a paralisia e as alucinações, quais sejam: stress, sono irregular, noites mal dormidas, mudanças súbitas do padrão de vida da pessoa, dormir de barriga prá cima, etc.

Eu tive muitos episódios de paralisia, e todos eles estavam relacionados a um das situações acima. Por muito tempo me apavorei, até descobrir que é algo corriqueiro, vivido por milhares de pessoas, todas as noites. E o melhor, é um fenômeno físico e estudado pela ciência.


"The nightmare", tela de John Henry Fuseli. Retrata as sensações causadas pela paralisia do sono.

Mas o que fazer quando acontecer a paralisia? Apesar de existir tratamento com remédios, orientados por profissionais, eu procurei por muito tempo saber como as pessoas que sofrem frequentemente com esse mal lidam com isso.

E descobri técnicas muito interessantes. A primeira foi a "técnica do dedinho", ou seja, tentar mexer só um dedo com bastante calma e concentração. Isso pode ajudar a acordar o corpo.

A outra, e a mais divertida, é o que muitos chamam de projeção astral, ou viagem astral. Nada mais é do que uma tentativa de aproveitar a experiência da maneira mais positiva possível, realizando nossas vontades e desejos. Você pode voar, visitar seus amigos, ir a lugares distantes, tudo isso com a liberdade que você só tem em um sonho, mas com total consciência.

Se por um lado as visões são alucinações, por outro há a consciência do nosso espírito. O que podemos aproveitar para ter experiências espirituais únicas.

Da próxima vez que a Pisadeira lhe visitar, não se assuste. Relaxe e tente se divertir, encarando a situação como algo normal, apesar de parecer algo tão bizarro e assustador.

É isso aí. Bons sonhos a todos.



4 comentários:

  1. mas por que eu só consigo me livrar disso, apenas quando no sonho eu digo em voz alta o salmo 91 da biblia? nao existi outra maneira de me livrar ja tentei de todas as formas... e nao durmo de barriga pra cima, e minha vida é normal. o fato, é que o "mal" ilude as cabeças do cientista e do resto da populacao que nao tem jesus cristo, inventando nomes e logicas nas coisas que o "mal" quer. inventam ate no fato de exirtimos de macacos, arrumam nomes pra tudo, mas jamais admitem, que por traz disso tudo tem a mao do "diabo" ou de DEUS!!!

    ResponderExcluir
  2. Acabou de acontecer algo comigo. Acordei extremamente assustada. Algo estava pisando em mim e eu estava dormindo de lado. Só parou quando eu comecei a rezar. Era uma dor terrível e dava pra sentir dois pés esmagando minhas costelas.
    Pior que é a segunda vez que isso acontece em semanas.
    Seu texto é muito bom. Bom saber que isso é somente alucinação.
    Tenho fé em Deus que isso nao mais aconteça.

    ResponderExcluir
  3. isso acontece comigo desde 16 anos sempre ocorre o pior é que fico desesperada porque acontece quando estou sem sono e algo que me envolve muitas veses penso que não vou conseguir voltar e já vi a figura agaixada perto da minha cama parescia mais um macaco so que com esses cabelos esfarrapados tenho até medo de dormir chamo muito por Deus nessa hora vou seguir o conselho do amigo vou ler o salmo 91 da proxima vez

    ResponderExcluir
  4. Já aconteceram comigo algumas vezes também. E é sim espiritual! Depois que comecei a rezar pro Anjo da Guarda pararam essas paralisias e elas paravam sempre quando eu começava a rezar.

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos. Desde que não venham a ferir a ordem nacional. Hehehe...

E viva a democracia!

VIVAAAA!