5 de agosto de 2010

Nomes antigos

É engraçado como os nomes próprios acompanham gerações, demarcando certos períodos históricos. A minha geração ficou bem caracterizada por nomes não-compostos, e relativamente simples. Aline (a maldita música francesa inspirou milhares de mães), Camila, Fábio, Renato, Talita, Márcio... Esses são apenas exemplos de nomes de amigos meus, de minha geração.

E esta minha geração, talvez por um certo complexo de ter um nome tão simples e pronunciável, resolveu adotar para seus filhos os tais nomes compostos. Ok, devo admitir que, em paralelo, observa-se o fenômeno "SON" nas camadas mais populares (rsrsr), mas eu tenho a impressão de que o movimento dos nomes compostos é mais avassalador, pelo menos na classe média.

Enfim, eu respeito o gosto de cada um. E confesso que até achava simpáticos esses nomes compostos, mas depois que virou febre, parece que perdeu o encanto. E somado a tudo isso, tenho uma grande apreciação por nomes antigos... Eles têm uma sonoridade sem igual, e remetem a épocas distintas, são super nostálgicos.

Tem gente que diz que nomes antigos são muito estranhos porque não têm "cara de bebê". Como se os bebês fossem morrer bebês... Eles crescem um dia, sabia? E pensando deste modo, os nomes que acham que tem "cara de bebês", não combinam com adultos... A logica é a mesma! Você já viu alguma velhinha chamada Aline? Isso tudo é uma questão cultural, portanto, argumento furado...

Enfim, estou falando disso tudo prá chegar num assunto bem legal. O Gam e eu já chegamos a falar de nomes de filhos, e por sorte de cara chegamos a um acordo: AGENOR. E vou explicar o porquê.

Quem me conhece sabe que sou fã inconteste de Cazuza. Tá, ele é um marco da geração de meu pai, e não da minha. Mas marcou minha infância e, por isso mesmo, minha adolescência. O Gamarra, por sua vez, é fã do Cartola, que nem de longe é da geração dele, mas que ele adora. E ambos se chamavam Agenor.


Cartola e Cazuza. Ou ainda, Agenor e Agenor.

Inclusive foi justamente o fato do Cartola se chamar Agenor e ao invés dele adotar um nome artístico (inclusive com as mesmas iniciais), que instigou o Cazuza a buscar as letras de Cartola. E ele se encantou. O problema é que esse encantamento ajudou a desencantar o Barão Vermelho, que não aguentava mais as viagens do Cazuza, que queria gravar "O mundo é um moinho" no meio de um disco de rock.

Enfim... o Cazuza achava o Cartola o máximo. E o Gam e eu achamos ambos o máximo. E o "nome de velho" deles, mais máximo ainda. E tem muitos outros nomes que gosto, mas que terão de esperar uma próxima postagem.

6 comentários:

  1. Não sei como farei com meus filhos. Mas, por gostar de mudança frenquente em tudo na minha vida, posso citar o exemplo do meu cachorro, o Frango, que tem vários nomes. Curioso, sabe. Já chegamos a chamá-lo de Frangson (haha) antes mesmo do seu post existir. Seguindo a tendência da atualidade, ele tem sido apelidado de Franguevara (essa foi ótima!) e também já passou por Cheetos, CET, Zé Pilintra, ops....pilantra, Rapa, etc...

    Sou uma das que terá sérias dificuldades em escolher o nome do Peronbus, vulgo "meu filho com carinha de bebê".

    Quem sabe VALDÍSNEI, em homenagem ao Wall Disney, que tanto aprecio.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. O pequeno Agenor, se assim vier a ser chamado neste mundo, logo conhecerá uma jovem senhora de três anos de idade chamada Elizabeth Camargo.

    ResponderExcluir
  3. O Avô do Cajú tambem era Agenor..gostei muito da escolha desse nome..pode providenciar o menino!!!!
    Papito

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que esse pimpolho ainda vai demorar para vir ao mundo. Até lá a propaganda da Claro já caiu no esquecimento! Huhauhauha!

    Tio, eu pensei na Elizabeth enquanto escrevia esse post. Caso raro! Sempre amei o nome que vcs escolheram.

    Pai, não poderia haver nome mais perfeito, né?

    Bjo a vcs!

    ResponderExcluir
  5. Olha só Aline, imagine que sou fã de Cazuza e não sabia o nome dele...srsr... n sou fã...Agenor é um nome bacana... lá na minha terra ele é comum por isso ainda soa um pouco esquisito, coisas de brincadeiras de nomes...

    nome pra mim feio é Ariston, Benivaldo, Dorisvaldo e Antão...srsrrs

    um beijo aline

    ResponderExcluir
  6. Há, Pedrovski!

    Certamente você vai descobrir mais algumas coisas bizarras do Cazuza por aqui ainda, hehehe...

    Antão? Putaqueo, de onde vc tirou isso? Dos confins do Piauí?

    Abração, Pedro.

    E valeu pela visita!

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos. Desde que não venham a ferir a ordem nacional. Hehehe...

E viva a democracia!

VIVAAAA!