16 de agosto de 2010

Carne de panela com legumes

Os últimos dois fins-de-semana foram bem corridos, por isso eu e Gam acabamos comendo fora. Daí ontem eu estava com uma vontade danada de comer uma comidinha caseira bem simples e gostosa. Tinha uns legumes em casa e uma carne que já havia comprado prá fazer na panela de pressão.

Procurei na net algumas receitas, mas não achei nenhuma do meu gosto. Juntei algumas e montei a minha própria.. Ficou fácil e uma delícia! Vou deixar aqui proceis.

Carne de panela com legumes

Ingredientes

1/2 kg de coxão duro ou acém
1 cebola picada
1 batata
1 chuchu
1 cenoura
1 abobrinha
1 caldo de legumes
1 caldo de carne
Tempero baiano e páprica picante a gosto
Sal a gosto

Modo de preparo

Corte a carne em cubos (eu tiro toda a gordura, num gosto). Na panela de pressão destampada, coloque uma colher de sopa de óleo, e ponha a carne para dourar, sem ficar virando toda hora. Deixe a carne soltar todo seu caldo, até secar. Não coloque nenhum tempero, para não endurecê-la.

Quando estiver bem corada, adicione a cebola picada e deixe dourar. Depois adicione água suficiente para cobrir a carne. Ainda não coloque nenhum tempero. Tampe a panela e deixe na pressão por 15 minutos.

Depois de sair a pressão, adicione a batata e cenoura por cima da carne, e depois cubra com a abobrinha e o chuchu - tudo cortado em cubinhos. Adicione mais água somente se achar necessário.

Deixe na pressão por 5 minutos. Tire a tampa, adicione os caldos, sal e temperos a gosto. Deixe apurar mais um pouco, e desligue quando os legumes estiverem bem macios e o caldo bem espesso.

É isso aí.







2 comentários:

  1. Poatz, Lilica... minha boca encheu d'água aqui....

    ResponderExcluir
  2. Transcrevendo aqui o comentário do tio Gerson (por e-mail):

    Uauuuuu...bem que ontem eu havia sentido um cheirinho de carne cozida....Fica uma sugestão: na próxima não adicione água na panela. Deixe acarne cozinhar no seu próprio suco, e se substituir por costela,melhor ainda (risos)....Beijos.

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos. Desde que não venham a ferir a ordem nacional. Hehehe...

E viva a democracia!

VIVAAAA!