11 de agosto de 2010

Tatuagem: polêmicas, mitos e estigmas

Tatuagem. Ô assunto polêmico da preula...

Ok, hoje o conceito acerca da tatuagem mudou bastante, a prática de tatuar-se está sendo mais amplamente aceita e concebida mais como uma manifestação artística, etc. Mas o pré-conceito ainda ronda os tatuados, e manifesta-se por razões diversas, de credos a tabus sociais.

Enfim, eu não pretendo aqui rebater todas as críticas do mundo em relação à tatuagem. Mas existem alguns argumentos que me irritam um pouco, eu confesso. Bom, cada cabeça, uma sentença. Mas eu não poderia deixar de resgistrar meus pitacos a respeito:

Argumento 1: "Tatuagem impede uma boa oportunidade de emprego"

Infelizmente, tatuagem e mercado de trabalho ainda são mutuamente excludentes. Graças ao santo coorporativismo, se não seguimos os padrões pré-estabelecidos pela sociedade, não conseguimos nos inserir plenamente nela.

Apesar de muitas grandes empresas atualmente estarem mudando o conceito de um  "visual aceitável", tolerando o que eles chamam de "diversidade cultural", a tatuagem feita em locais expostos do corpo ainda não têm ampla aceitação.

Portanto, a não ser que o tatuado trabalhe em um ramo no qual não haja esta discriminação, o sol ainda não brilha para todos no quesito liberdade de expressão.

Mas o que eu quero rebater aqui é que, se você quer fazer uma tatuagem e tem medo de ser recusado em uma boa empresa por conta dela, não há mais razões a temer, contanto que você a faça em um local discreto, mesmo que ela seja enorme.

Oras, uma tatuagem na testa não há como esconder. Mas nas costas, ombros, panturrilhas, tornozelo, pescoço, etc, dá! Enfim, há uma infinidade de opções que não irão lhe prejudicar. Ademais, o fato de você ter uma tatuagem em um local escondido não se consiste em uma ameaça à seu emprego. Até porque empresa nenhum faz você tirar a roupa para checar isso. Há este respeito da individualidade, felizmente.

Assim você realiza seu desejo sem se prejudicar. Fora que você pode escolher onde e como mostrar sua tatuagem, dependendo da roupa que você escolha. A minha é nas costas, e quando quero mostrá-la, basta vetir uma frente-única. De outro modo, ninguém sabe que eu a tenho.


Minha tattoo, riscada pela primeira vez.

Argumento 2: "Depois, quando você ficar velho, vai ficar ridículo com tatuagem"

Prá você ver uma tatuagem no corpo de alguém, este alguém deve vestir uma roupa que possibilite isso. Bem, em uma certa idade não dá mais prá vestir minissaia e frente-única.

Além disso, mesmo que se veja, eu não acho ridículo não. A tatuagem marca um período de nossa vida que, como qualquer acontecimento, passa. Quando você vê um velhinho tatuado, você está vendo ali uma memória materializada. Uma marca temporal. Um pedacinho da história de vida dessa pessoa. A isto devemos ter respeito e admiração, e não desprezo.

E só para finalizar, eu acho o máximo velhinho tatuado, maior style. Fala sério, eu é que não quero ser aquelas velhinhas caretas que crochetam o dia inteiro sentadas numa cadeira de balanço com um cobertor em cima das pernas...

Argumento 3: "Tatuagem é uma agressão ao corpo"

Isso é ideia de quem nunca se deu ao trabalho de pesquisar como funciona o processo de tatuar. As pessoas acham que é uma carnificina só, que o corpo jorra sangue. Valha-me, Deus!

Sabe quando você rala a pele e cria uma casquinha? É isso que acontece... a diferença é que embaixo da casquinha fica uma camada de tinta, que não agride a pele. A casquinha sai, e a tinta fica lá. Explicando melhor:

Quando olhamos uma tatuagem, vemos a tinta através da epiderme, ou a camada externa da pele. Na verdade, a tinta está na derme, que é a segunda camada da pele. As células da derme são muito mais estáveis do que as da epiderme, por isso a tinta de tatuar permanece no lugar, com dispersão e descoramento mínimos durante a vida toda.



Anatomia da pele. Fonte: How Stuff Works

Ou seja, a tinta que fica na derme não causa absolutamente nenhum mal. Só que prá entrar esta tinta aí, é necessário furar a pele. As máquinas que fazem isso na verdade fazem microfuros na epiderme. Pode sair um pouco de sangue sim, mas nada que lhe cause mal. É um machucadinho induzido.

O mais legal é que é um machucado bem superficial. Então em poucos dias cicatriza, a for você sente só na hora. É como fazer um furo na orelha...

Se você acha isso uma agressão, então seja coerente com seus princípios e não faça furos na orelha, não tire as sombrancelhas, nas se depile, não faça cirurgia plástica e nada mais que venha a lhe causar dor em nome do que você acredita que é belo.

Argumento 4: "Deus não gosta de tatuagem"

Encontramos este argumento embutido na fala de pessoas de credos diversos. Independente quais sejam, eu gostaria de manifestar a minha opinião pessoal a respeito.

O ato de tatuar não causa danos nem físicos e nem morais a você mesmo e a ninguém mais. Pra quem costuma dizer que "Deus te deu o corpo para você cuidar dele, e não destruí-lo", deixo a seguinte reflexão:  em primeiro lugar, tatuagem não faz mal, como disse acima. Cigarro, má alimentação, sedentarismo e promiscuidade podem destruir seu corpo, seu "templo sagrado", gradativamente. Mas tatuagem não.

Ademais, eu acredito que Deus não seja tão simplista e superficial a ponto de lhe julgar pela sua tatuagem. Acho que Deus "não gosta" de suas falhas morais, das coisas ruins que habitam sua cabeça e seu coração. O que não dá prá ser ver com os olhos, como vemos as tatuagens.

Argumento 5: "Tatuagem prejudica o perispírito"

Esse é um argumento "pseudo-espírita". A estas pessoas, eu peço que vão ler Kardec antes de sair pregando estas maluquices como se fossem verdades.

Em primeiro lugar, não há absolutamente NADA nas codificação de Kardec a respeito de tatuagens. O que existem por aí são relatos e opiniões de médiuns e espíritos que nem sabemos se são confiáveis. Lembremos que Kardec utilizou o CUEE (controle universal dos ensinos dos espíritos). Um método empírico e racional que nenhum médium no Brasil (e em lugar nenhum) usa. Uma pena...

Tais opiniões baseiam-se na ideia de que qualquer alteração física fica registrada no perispírito. Ou seja, você que tem um furo na orelha, quando desencarnar, seu perispírtio também terá tal furo. Então você é culpado por tamanha deformidade...

Só de digitar essa maluquice já me dá nos nervos. Mas enfim, vamos usar um pouco de coerência. O que diz o LE (Livro dos Espíritos) a respeito do perispírito?


93 O Espírito, propriamente dito, não tem nenhuma cobertura, ou como pretendem alguns, é envolvido por alguma substância?


– O Espírito é envolvido por uma substância vaporosa para vós, mas ainda bem grosseira para nós; é suficientemente vaporosa para poder se elevar na atmosfera e se transportar para onde quiser.

☼ Assim como nas sementes o germe do fruto é envolvido pelo perisperma2, do mesmo modo o Espírito, propriamente dito, é revestido de um envoltório que, por comparação, pode-se chamar perispírito.

94 De onde o Espírito tira seu envoltório semimaterial?

– Do fluido universal de cada globo. É por isso que não é igual em todos os mundos. Ao passar de um mundo a outro, o Espírito muda de envoltório, como trocais de roupa.

94 a Assim, quando os Espíritos que habitam os mundos superiores vêm até nós, revestem-se de um perispírito mais grosseiro?

– É preciso que se revistam de vossa matéria, como já dissemos.

95 O envoltório semimaterial do Espírito tem formas determinadas e pode ser perceptível?

– Sim, tem a forma que lhe convém. É assim que se apresenta, algumas vezes, nos sonhos, ou quando estais acordados, podendo tomar uma forma visível e até mesmo palpável.

Fonte: Portal do Espírito

É só isso que diz o LE. Na minha opinião pessoal, o que fica registrado no perispírito é a bagagem moral do espírito. Uma alteração física só marcaria o perispírito se esta alteração resgistrasse uma alteração moral. Mas isto é achismo meu, portanto, não chame isto de Espiritismo.

É isso aí tudo o que penso.

E você, já escolheu seu desenho para tatuar?

8 comentários:

  1. Desde que não tatuem o meu lindo nome como "prova de amor" (que brega!) cada um faz o que bem entende com seu próprio corpo.

    ResponderExcluir
  2. Sei lá...com certeza não oferece qualquer risco ao perispírito, mais se eu tivesse feito uma tatuagem quando era jovem, eu iria apanhar tanto, que lembraria da surra até em planos superiores rs..rs..

    ResponderExcluir
  3. "Acho que Deus "não gosta" de suas falhas morais, das coisas ruins que habitam sua cabeça e seu coração. O que não dá prá ser ver com os olhos, como vemos as tatuagens." - ME LEMBREI DA ARINÉIA NOS CONTANDO DAQUELA FEITA LÁ... LEMBRA?

    ResponderExcluir
  4. Camila: verdade, eu acho esse troço de tatuar nome meio embaçado. A gente nunca sabe o dia de amanhã, né? Nome de filhos até acho legal, pq é uma relação eterna.

    Tio Gizmo: Hahahahaha! Verdade, o vô é bem linha-dura. Acho que no dia que ele viu minha tattoo eu tava tão "armada' prá responder qualquer crítica, que ele deve ter pressentido, e acabou nem falando nada. Ele até elogiou! Hahahaha! Acredite se quiser!

    Nataly: Verdade, essa passagem da Arinéia me marcou bastante, e me ajudou a definir meu ponto de vista a respeito do pré-conceito massivo dos que se pretendem espíritas. Transcrevendo aqui a fala dela: "o meu cigarro você vê. Mas a sujeira dentro da sua cabeça, isso ninguém vê"

    Bjo a todos, e adorei os comentários!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu tava relendo o posto e me lembrei de uma coisa a respeito de velhinhos tatuados.

    Quando eu trabalhava na Yamamura, uma vez atendi um velhinho muito chato... Só depois eu vi que ele tinha uma sequência numérica tatuada no braço...

    Prá quem não sabe, era assim que os nazistas marcavam os judeus dos campos de concentração. O cara simplesmente era um sobrevivente do holocausto.

    Bem, depois disso é claro que eu nem me importei com a chatice do velhinho...

    ResponderExcluir
  6. Pra vc ver que, assim como para muitos (a maioria, eu diria) dos tatuados, a simbologia da tatuagem remete a algo bom, uma lembrança boa, ou à arte em si... para outros é simplesmente a lembrança de um verdadeiro pesadelo, de uma parte de sua história de vida que tentam esquecer, superar, enterrar... mas a tatuagem está lá, pra lembrá-los... Mas nada que um laser não resolva, hehe!

    Sobre o Vô... pow, queria lembrar aqui que ele é um velhinho tatuadooooooooo!!!! Ele tem uma sereia feia tatuada no braço e uma aranha horrorasa tatuada no outro braço!!! Lembra??? Acho maior legalllll!!!!! Aliás, quando fiz meu tribal no braço, e ele viu, ele disse: mas que coisa mais feia! E eu disse! Ahhhhhhhhh, sua sereia e sua aranha são piores, vô!!! Ele riuuuu, kkkkk!!!! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. É que no caso do tio Allan, com certeza o vô não daria risada, hehehe.

    Ainda bem que eles vão ficando mais moles com o passar dos anos, demos mais sorte!

    ResponderExcluir
  8. Eu so to com uma duvida, fiz uma tatuagem do dragão riscada e acabei esquecendo como devo cuidar dela, gostaria de saber ..abrç

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos. Desde que não venham a ferir a ordem nacional. Hehehe...

E viva a democracia!

VIVAAAA!