30 de julho de 2010

Gatos!




Eu acredito que o ódio em relação aos gatos da maioria da população normal do globo é puramente cultural. Antes venerados no Egito, passaram a ser depois, com a Igreja Católica, perseguidos e queimados pela Santa Inquisição. Criou-se então um certo estigma em torno deste animal.  

É dito por aí que os gatos são traiçoeiros e egoístas. Que se apegam à casa, e não ao dono. Em primeiro lugar, qualquer animal pode ser imprevisível. Existem animais e animais. Assim como existem gatos ariscos, existem cachorros perigosos.

Você não vê por aí crianças sendo abocanhadas por gatos, né? Gente no pronto-socorro com a perna estourada por mordida de felino? Só se for um tigre, um leão... Quem tem que ter fucinheira são os cachorros... Mas a questão não é dizer qual é mais perigoso, gato ou cachorro. E sim deixar claro que depende do temperamento do animal em si.

Só quem tem gato sabe que esse papo de que o cachorro é "companheiro" e o gato é "traiçoeiro"  é balela. Gatos também demonstram carinho, lambem a gente, dormem no nosso colo... se desesperam quando acham que os donos estão brigando, quando choramos... Do mesmo jeito que os cachorros ficam felizes quando vêem os donos, os gatos também. Alguns se jogam no chão, é o maior barato. E para demonstrar quando estão felizes, eles ronronam....




A coisa mais legal é você pegar um gato no colo e sentir que ele começou a ronronar... é um sinal que ele está feliz, satisfeito... E se apegam aos donos sim. Eles escolhem uma pessoa da casa, e passa com ela a maior parte do tempo. Vão atrás de você, pulam no seu colo...

Os gatos são excelentes bichinhos de estimação. Além de carinhosos, não fazem barulho e não incomodam a vizinhança (lembrando aqui da necessidade de castração, porque gata no cio é um inferno...). Não cheiram mal, e pouco necessitam de banho. O máximo recomendado, para se ter uma ideia, é de um banho por mês.

Além disso, não deixam a casa cheirando a cocô... Porque eles aprendem ainda filhotes, com a mãe, o lugar certo para se fazer isso. Uma vez aprendido, ele jamais fará xixi ou cocô fora da liteira. E se fizer, é um alerta de que algo não vai bem com o gato. Ele pode fazer isso para chamar atenção, ou quando a liteira está muito suja.

Uma coisa legal também é que eles interagem com a gente. Brincam com qualquer coisa, e são muito engraçados. Veja no Youtube a infinidade de vídeos hilários de gatos...

Claro que existem coisas no gato que enchem o saco às vezes... a unha, por exemplo, temos que manter sempre cortada, porque qualquer patada que eles dão por brincadeira nos arranha, é um martírio.

Alguns gatos são mais reservados, é verdade. Mas como eu disse acima, muito depende do temperamento do animal, seja gato ou cachorro. No fim das contas, as desvantagens de se ter um ou outro, prá mim só existem se comparadas ao o fato de não ter nenhum deles. Até porque, para quem não quer ter dor de cabeça nenhuma com bichinhos, a única opção é não tê-los.








2 comentários:

  1. E tenha dito ! Ótimo post. Quero roubar suas palavras pra mim (e todos os gatos do mundo também, rsrs).
    O blog está lindo e está a sua cara !!
    Congrats ! Quero ver esse portfolio de decoração de festas crescendo, hein ? Talento é pra gastar! ;)

    beijo carinhoso,
    Marisa

    ResponderExcluir
  2. Oi, Máááá!

    Brigada pelo comment, você é mais que bem-vinda ao meu mundinho, rs. Nada melhor do que se sentir compreendida, e vc me entende bem quanto a esse assunto! É uma pena que muitas pessoas não aceitem os gatos, sem sequer dá-los uma chance de mostrar o quanto estão errados a respeito... existe muito pré-conceito em relação aos bichinhos. Mas nós sabemos o quanto são adoráveis e companhieros!

    Brigada mais uma vez. Não sei se serei capaz de fazer um portfólio, mas o gosto pelo hobbie só cresce a cada dia.

    Bjo imenso!

    ResponderExcluir

Comentários são sempre bem-vindos. Desde que não venham a ferir a ordem nacional. Hehehe...

E viva a democracia!

VIVAAAA!